Com o passar do tempo o rosto começa a apresentar sinais de envelhecimento, flacidez, rugas e linhas de expressão. Existem diversas opções de tratamentos estéticos utilizados para combater os efeitos do tempo no rosto.
O surgimento da flacidez na região da face está relacionado, principalmente, à queda na produção de colágeno, que é responsável por garantir a firmeza, sustentação e elasticidade da pele humana. Com o tempo o organismo diminui a produção de ácido hialurônico, responsável por deixar a pele jovem, hidratada e com aspecto harmônico.
Com o avanço da idade, o organismo começa a diminuir a produção dessas substâncias e, por isso, a flacidez e os sinais do envelhecimento da pele se tornam mais aparentes.
É possível prevenir os sinais do tempo introduzindo hábitos saudáveis como uma dieta equilibrada, exercícios físicos e evitar excessos de substâncias como bebida alcoólica e cigarro.
Entretanto, mesmo se cuidando e mantendo hábitos saudáveis, ainda assim é difícil evitar os efeitos do tempo, principalmente do rosto. Por isso, muitos pacientes têm procurado pela técnica de Facelift (Ritidoplastia).
O que é Facelift (Ritidoplastia)
A Facelift (Ritidoplastia) é uma cirurgia plástica com o objetivo de combater ou neutralizar os efeitos negativos do tempo no rosto humano. Trata-se de um procedimento de rejuvenescimento facial e redução de sintomas como flacidez, rugas e linhas de expressão.
Durante a Ritidoplastia, também conhecida como Facelift ocorre a remoção da pele seca e rugas da região da face, devolvendo o aspecto mais jovem da pele.
O procedimento não promove apenas a eliminação das rugas, mas também é utilizado para o combate de toda a flacidez da região, melhorando o aspecto das linhas de expressão mais acentuadas. É possível remover, por exemplo, rugas finas e marcas no rosto através desse procedimento.
Embora o foco principal da Facelift (Ritidoplastia) seja a área da face, a cirurgia também pode incluir outras regiões próximas como fronte (testa), bochecha, porção intermediária da face, mandíbula e pescoço.
A cirurgia pode ser realizada isoladamente ou em conjunto com outros processos complementares como a Blefaroplastia. Desse modo, os resultados são potencializados e o paciente consegue um melhor resultado. Esse tipo de procedimento não só melhora a aparência dos pacientes, mas também eleva a autoestima e devolve a confiança. Para pacientes na terceira ideia isso é muito importante. Não se trata apenas de vaidade, mas sim de qualidade de vida.
Com o tempo e com as transformações que ele provoca no corpo, as pessoas se sentem menos confortáveis na sua pele e isso afeta a sua vida. Nem todas sabem lidar com isso e podem muitas vezes desenvolver quadros de depressão.
Para que serve a cirurgia de Facelift (Ritidoplastia)
- Renovação da pele;
- Combate ao envelhecimento;
- Redução de marcas e linhas de expressão;
- Combate a flacidez;
- Diminuição das rugas;
- Promove o levantamento da pele do rosto e de toda a região;
- Restauração da pele;
- Melhorar aspectos da pálpebra;
Quais as principais técnicas disponíveis
- Lifting tradicional: a incisão é maior e abrange uma maior região da face. A gordura retirada pode ser distribuída em outras regiões como a papada e o pescoço. O tecido subjacente é elevado para garantir melhor sustentação na face;
- Lifting com incisão limitada: é realizada com incisões menores na região temporal;
- Lifting de pescoço: a incisão se inicia na frente orelha e se encerra na parte inferior do corpo cabeludo;
O que é preciso considerar antes de se submeter a cirurgia
Qualquer procedimento cirúrgico bem-sucedido é a junção de um bom entendimento entre paciente e cirurgião plástico. O profissional deve também informar como funciona a cirurgia, além de também solicitar exames complementares para saber como está a saúde do paciente e se ele está apto a realizar a cirurgia.
Para ser um candidato a realizar a cirurgia de Facelift (Ritidoplastia) é preciso apresentar boa saúde e entender todas as características do procedimento e até que ponto ele vai suprir as necessidades de desejos dos pacientes. É preciso compreender as limitações do facelift.
Cabe ao cirurgião avaliar as condições psicológicas do paciente e seus anseios quanto aos resultados do procedimento. Desse modo, o médico vai saber se o paciente está realmente decidido e pronto a realizar a cirurgia Facelift (Ritidoplastia).
Nessa etapa também acontece as recomendações que devem ser cumpridas pelo paciente antes de realizar a cirurgia como interrupção do uso de bebida alcoólica, interrupção do uso de cigarro antes da cirurgia, entre outros. Algumas informações como complexidade de cada cirurgia, tipo de anestesia que o paciente vai ser submetido, internação, repouso, restrições no cotidiano durante o período de recuperação e cuidados gerais são básicas e precisam ser ditas ao paciente.
Cada paciente reage de uma maneira ao procedimento e os resultados são diferentes de pessoa para pessoa. O grau de rejuvenescimento depende muito do estado geral da face, qualidade da pele e dos objetivos da cirurgia. O objetivo do procedimento é sempre melhorar a aparência geral do rosto, rejuvenescendo a face e devolvendo o aspecto jovial. A cirurgia é recomendada para quem deseja melhorar sua autoestima e aumentar a qualidade de vida.
Como escolher o melhor cirurgião plástico para Lifting de Face
Antes de se preparar para a cirurgia plástica é importante que o paciente escolha sempre o melhor cirurgião plástico, pois assim as chances de o procedimento ser bem sucedido são maiores. Os hospitais e clínicas precisam oferecer ao paciente toda estrutura necessária para esse tipo de operação.
Um cirurgião experiente qualificado para realizar a Facelift (Ritidoplastia) vai esclarecer os principais riscos que a cirurgia oferece. No caso da Ritidoplastia, os riscos apresentados são pequenos. O procedimento é considerado simples e não interfere drasticamente na vida do paciente. Mesmo assim, é preciso que o cirurgião seja totalmente transparente com seus pacientes.
É importante também ouvir outros pacientes que já tenham passado pela mesma cirurgia. Ele poderá compartilhar a sua experiência e qual médico é o melhor para realizar esse procedimento. Vale a pena reservar um tempo para checar redes sociais para saber o que as pessoas estão dizendo sobre determinados médicos e clínicas.
Cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
É importante ressaltar que a Facelift (Ritidoplastia) deve ser realizada por um cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). O paciente precisa saber disso antes de se submeter ao procedimento.
Os pacientes devem pesquisar e apenas realizar cirurgias com médicos aptos para esse tipo de procedimento. É aconselhável ouvir a opinião de outros pacientes que já realizaram esse procedimento e buscar médicos com boa reputação.
Cabe ao paciente se informar e realizar o procedimento com um profissional qualificado. Isso vai interferir no sucesso do procedimento e na melhor cicatrização.
Até que idade é possível realizar o procedimento de Lifting de Face?
A cirurgia de Facelift (Ritidoplastia) pode ser realizada em pacientes com idade avançada, desde que eles apresentem condições de saúde para isso. Pacientes com mais de 80 anos já realizaram o procedimento.
É importante lembrar que a cirurgia não retarda o envelhecimento. O procedimento atua com uma forma de estabelecer o rejuvenescimento facial. O paciente vai ficar com aspecto de mais jovem e com uma aparência menos cansada.
Em alguns casos, quando a cirurgia é realizada por um bom profissional, o paciente consegue rejuvenescer por 10 anos. Pré-operatório da Facelift (Ritidoplastia)
O procedimento de facelift ajuda o paciente a uma face mais harmônica, assim, ele melhorar a autoestima e confiança do paciente, mas é preciso seguir algumas recomendações médicas antes de se submeter ao procedimento, tais como:
- Lavar o cabelo um dia antes da cirurgia;
- Homens devem fazer a barba;
- Deve-se estar em jejum de no mínimo 12 horas;
- Evitar bebidas alcoólicas;
- Não se automedicar. O paciente deve apenas utilizar a medicação recomendada pelo médico;
- Parar de fumar;
- O paciente deve comparecer ao local com vestimenta leve.
Como é o processo de recuperação do paciente após a cirurgia plástica de Lifting de Face?
Após realizar o Facelift (Ritidoplastia), o paciente deve descansar e manter o curativo no rosto por um tempo. O curativo só pode ser retirado por membros da equipe do cirurgião. Em seguida, deve-se fazer compressas de água fria na região com gaze e soro fisiológico.
O paciente deve fazer uso de toda a medicação prescrita pelo médico. Além de:
- Evitar contato com excesso de luz solar;
- Não realizar qualquer tipo de exercício físico;
- Evitar movimentos com o rosto;
- Não dirigir;
- Evitar maquiagem após o procedimento. Apenas voltar a se maquiar quando o cirurgião autorizar;
- Não tomar medicamentos por conta própria. O paciente deve apenas fazer uso das medicações prescritas pelo médico que podem incluir analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos;
- Dormir de barriga para cima;
- Pintar os cabelos apenas 4 semanas após a cirurgia;
- Os cabelos só podem ser lavados com xampu e condicionador após a retirada dos curativos;
- Realizar massagens que vão ajudar na recuperação da cirurgia.